De acordo com o Kremlin, conversa entre Putin e Trump nesta quinta-feira (3/7) durou quase uma hora

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, discutiram temas como guerras e filmes durante a nova conversa entre os dois líderes, realizada nesta quinta-feira (3/7). De acordo com o Kremlin, este foi o sexto contato entre os líderes desde o início do ano.
Negociações de paz
- Ao assumir a Casa Branca, em janeiro deste ano, Trump prometeu levar a paz para a Ucrânia, mas a tarefa tem se mostrado mais difícil do que ele esperava.
- Os esforços diplomáticos entre Moscou e Kiev, mediados por Washington, chegaram a avançar nos primeiros meses do segundo mandato do presidente norte-americano.
- Em maio, Trump apresentou uma proposta de cessar-fogo de 30 dias entre os dois países. A Ucrânia aceitou, mas a Rússia rejeitou a proposta e sugeriu uma trégua por um período menor.
Segundo o assessor de Putin, Yury Ushakov, a resolução da guerra na Ucrânia foi um dos principais temas discutidos na conversa. Sem maiores detalhes sobre possíveis avanços nas negociações, o governo da Rússia afirmou que as discussões entre Moscou e Kiev vão continuar acontecendo na Turquia, mas sem uma data específica para a próxima rodada.
Apesar da recente decisão dos EUA de suspender, de forma temporária, a entrega de armas para a Ucrânia, os dois líderes não conversaram sobre o assunto, diz a Rússia.
O presidente da Rússia voltou a falar em eliminar o que considera ser “as causas profundas” que desencadearam a guerra na Ucrânia, e afirmou que não desistirá “desses objetivos”.
Troca de filmes
Mesmo com a complexidade dos temas discutidos, Trump e Putin também falaram sobre assuntos mais leves, que envolveram uma troca de elogios e até mesmo um papo sobre filmes.
Putin parabenizou Trump pelo Dia da Independência, celebrado em 4 de julho. O presidente norte-americano, por sua vez, aproveitou a conversa para falar sobre o avanço do seu megaprojeto orçamentário, prestes a ser aprovado na Câmara do país.
Os dois ainda discutiram possíveis projetos econômicos entre Moscou e Washington, e falaram que uma “troca de filmes que promoviam valores tradicionais” de ambas as nações.
Em um outro contato em março, quando também discutiam um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, Putin e Trump já haviam encontrado espaço para assuntos mais triviais, e chegaram a falar sobre a possibilidade de organizar partidas de hóquei entre Rússia e EUA.
Com informações Metrópoles