Ação criminosa ocorreu na noite de segunda-feira (12), no bairro União da Vitória, na zona Norte de Manaus

Três suspeitos de incendiar um ônibus da linha 320 durante um protesto tiveram a prisão decretada, nesta quarta-feira (14/05), pela justiça do Amazonas.
A ação criminosa ocorreu na noite de segunda-feira (12/05), no bairro União da Vitória, na zona Norte de Manaus, após o anúncio de mudança no transporte coletivo que atende a região. As principais reclamações são sobre o fim do trajeto direto das linhas 320, 029 e 023 até o Centro, forçando os passageiros a fazer baldeação no Terminal 7 (T7).

Além das prisões, os suspeitos devem responder pelos crimes de incêndio, dano qualificado, porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa.
Protesto

Durante a manifestação, os moradores afirmaram que a mudança nas linhas de ônibus tem prejudicado a rotina de quem depende do transporte público nos fins de semana, especialmente trabalhadores e estudantes. Eles reclamaram que não foram ouvidos antes da decisão e que a medida tem causado atrasos, transtornos e prejuízos no dia a dia.
Prefeitura de Manaus explica mudança

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que promoveu mudanças em 11 linhas de ônibus com o objetivo de agilizar as viagens e melhorar o atendimento à população, especialmente nos fins de semana.
As alterações foram necessárias para otimizar o funcionamento do Terminal de Integração 7 (T7), na Torquato Tapajós, e foram definidas com base em estudos técnicos que apontaram a importância de reforçar a integração entre bairros e o terminal.
A partir de agora, as linhas passarão a atender o T7 aos sábados e domingos, proporcionando mais conexões e redução no tempo de deslocamento. Além disso, as viagens saindo do T7 serão reforçadas durante os fins de semana e feriados, garantindo maior oferta de ônibus e melhor atendimento à população. As novas conexões permitirão acesso facilitado a outras regiões da cidade por meio de linhas como a 340, 341, 342 e 343.