Dezessete migrantes foram acolhidos e encaminhados para instituições estaduais.

A Polícia Federal (PF) informou que deflagrou em Manaus (AM), nesta quinta-feira (15/05), operação conjunta com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para apurar indícios do crime de promoção de migração ilegal
As investigações tiveram início a partir de notícia-crime encaminhada pelo Conselho Regional de Serviço Social do Amazonas, com base em denúncia feita por uma imigrante venezuelana.
Segundo os relatos, migrantes teriam sido aliciados com promessas irregulares de trabalho em Pacaraima/RR e levados a Manaus, onde foram alojados em abrigos precários localizados na zona norte da capital.
Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços relacionados aos fatos investigados. A operação resultou na interdição, por parte da Vigilância Sanitária, de um abrigo que apresentava condições degradantes.
Dezessete migrantes, que residiam no local e estavam em situação de vulnerabilidade, foram acolhidos e encaminhados para instituições estaduais responsáveis pela proteção e assistência social.