Durante sessão no Senado Federal nesta terça-feira (27), o senador Omar Aziz (PSD-AM) fez um pronunciamento contundente em defesa da pavimentação da BR-319, cobrando do governo federal ações concretas e imediatas para a conclusão da obra. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, estava presente.

Omar criticou a demora e a falta de infraestrutura que, segundo ele, penaliza há décadas a população do Amazonas. “Não é conversa fiada, não é discursinho”, disse. Em tom crítico, o senador ironizou que obras emblemáticas do país, como Brasília e o Lago Paranoá, hoje provavelmente não sairiam do papel devido às atuais exigências ambientais. “Se Brasília tivesse que ser construída hoje, Juscelino Kubitschek levaria 100 anos. E nós é que temos que pagar essa conta?”, questionou.

Dirigindo-se diretamente à ministra Marina Silva, Omar reforçou o direito dos amazonenses de transitar pela BR-319: “Nós temos o direito de passear na 319. A senhora passeia na Avenida Paulista hoje. Nós queremos passear na 319.”

Emocionado, o senador relembrou os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19 em Manaus, associando a falta de uma ligação rodoviária entre a capital e o restante do país à crise de oxigênio que vitimou milhares de pessoas. “Eu vi quinze mil pessoas morrerem por falta de oxigênio. Meu irmão morreu, amigos meus morreram. Porque a BR-319 não estava asfaltada. A senhora quer que eu fique passivo a tudo isso?”, desabafou.

Share.

Comments are closed.