
Uma família de quatro pessoas, incluindo duas crianças, sofreu um naufrágio na manhã desta segunda-feira (30) no porto município de Itacoatiara, interior do Amazonas. O acidente ocorreu por volta das 11h30, quando a canoa, do tipo rabeta, em que estavam virou.
Testemunhas que estavam no local ouviram gritos de socorro e gravaram vídeos do momento do resgate. Nas imagens, é possível ver moradores, conhecidos como “lancheiros” (trabalhadores de embarcações locais), socorrendo a família. As cenas mais impactantes mostram uma das crianças desacordada sendo carregada às pressas por um homem, que subiu na garupa de uma motocicleta para levá-la ao Hospital José Mendes, em Itacoatiara.
Crianças são internadas em Itacoatiara
De acordo com informações preliminares, as duas crianças foram as mais afetadas pelo acidente e foram levadas ao hospital em estado grave. Os adultos também foram resgatados, mas não há confirmação sobre seus estados de saúde. A causa do naufrágio ainda não foi divulgada, mas as condições do rio e possíveis falhas na embarcação estão sendo investigadas.
O resgate rápido só foi possível graças à ação de moradores que estavam próximos ao porto. A comunidade de Itacoatiara já se mobiliza para ajudar a família, enquanto aguarda mais informações sobre a recuperação das crianças.
Naufrágios e acidentes de barco têm sido frequentes
Em meio ao Festival de Parintins, que encerrou na noite deste domingo (30), o Amazonas registrou vários naufrágios e acidentes envolvendo embarcações. Na manhã de domingo, passageiros permaneceram horas à deriva no Rio Negro, após a lancha em que embarcaram de Parintins a Manaus sofrer uma pane mecânica.