Orientação foi dada após a prisão do estudante de educação física, Gabriel Ketzel da Silva, que se apresentava como ortopedista, pediatra e clínico geral.

A médica e conselheira do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam-AM), Tatiana Aguiar, fez um alerta à população sobre como verificar, de forma simples e gratuita, se um profissional de saúde possui registro para atuar como médico. A orientação foi dada após a prisão, na terça (29), do estudante de educação física, Gabriel Ketzel da Silva, que atuava como falso médico em Manaus.

De acordo com a Polícia Civil, Gabriel se apresentava como ortopedista, pediatra e clínico geral. Ele vinha atuando ilegalmente há pelo menos dois anos, com foco no atendimento a crianças, e integrava o corpo voluntário de uma fundação que oferecia serviços médicos gratuitos na capital. Em 2020, o estudante já havia sido preso por se passar por um tenente do Exército.

Veja a importância de a população saber como consultar o registro profissional de médicos, uma verificação que pode ser feita rapidamente pela internet.

Veja o passo a passo:

  1. No navegador, digite “Busca por Médico”;
  2. Clique na primeira página que aparecer, do Portal Médico; o site direciona para a página oficial do Conselho Federal de Medicina (CFM);
  3. Ao descer um pouco a tela, estará disponível um formulário de busca;
  4. Para realizar a pesquisa, é necessário preencher pelo menos um dos seguintes campos: nome completo do profissional, estado de atuação ou número do CRM;

Se o médico estiver regularmente registrado, o sistema vai exibir diversas informações sobre o profissional.

“O resultado vai ser uma página contendo a foto do profissional, seu nome completo, número de registro no CRM e até mesmo a especialidade caso ele possua”, afirmou a conselheira do Cremam-AM.

Agora, se nenhum resultado for encontrado, há a possibilidade de que o profissional não tenha registro e esteja atuando ilegalmente a medicina. “Nesse caso, pode se tratar de uma pessoa exercendo ilegalmente a medicina”.

Além da plataforma nacional, os moradores do Amazonas também podem acessar diretamente o site do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (cremam.org.br) para obter informações sobre médicos que atuam no estado, registrar denúncias ou tirar dúvidas sobre atendimentos.

Diante de qualquer suspeita, a recomendação é procurar as autoridades policiais para que o caso seja investigado.

Share.

Comments are closed.