Equipe argentina de Santiago Del Estero visita o Rubro-Negro no Maracanã, nesta quarta-feira (09)

O Central Córdoba é uma modesta equipe da Argentina. Estreante na Libertadores, o clube caiu no Grupo C, com Flamengo, LDU de Quito e Deportivo Táchira.
O próximo adversário do Central Córdoba é justamente o Rubro-Negro carioca, considerado favorito ao título, em pleno Maracanã. Pensando nisso, o CNN Esportes conta um pouco mais sobre o time argentino.
A história do Central Córdoba
Fundado em 1919, a equipe argentina tem origem operária. Foram os funcionários da ferrovia que ligava Santiago Del Estero, cidade de origem do clube, e Córdoba, que iniciaram os trabalhos. Daí que veio o nome.
Por se tratar de um clube centenário, o Central Córdoba é um dos poucos a terem disputado todas as competições de futebol na Argentina.
Em 1967, o clube de Santiago Del Estero se tornou o primeiro do interior a vencer um time da capital, ganhando do Boca Juniors na mítica Bombonera. Ficou outros quatro anos na primeira divisão e ganhou a alcunha de El Primer Grande Del
Depois de 1971, o Central Córdoba demorou 48 anos para voltar à elite do futebol argentino, de onde não saiu mais.
Campeão da Copa Argentina
O clube chega à Libertadores após campanha memorável na Copa da Argentina. O Central Córdoba eliminou clubes importantes como Estudiantes, Newell’s Old Boys e Huracán, além de bater o Vélez Sarsfield na decisão, por 1 a 0.
No momento, o Central Córdoba é o sexto colocado do Grupo A do Campeonato Argentino e está se classificando para a próxima fase da competição.
O elenco
Para ter uma ideia do investimento da equipe, os jogadores do Central Córdoba totalizam 13,7 milhões de euros (R$ 85 milhões), quase o mesmo valor de mercado que Pedro, Gerson, De La Cruz e Arrascaeta.
O elenco do Flamengo vale 14 vezes mais que o do Central Córdoba.
Entre os atletas, está o experiente defensor Iván Pillud, que passou um bom tempo no Racing. Destaque mesmo é o atacante Luis Miguel Angulo, de apenas 21 anos, que pertence ao Talleres.
O técnico Omar de Felippe deve mandar a campo a seguinte formação: Alan Aguerre; Santiago Moyano, Lucas Abascia, Lautaro Rivero e Braian Cufré; Jonathan Galván, Iván Gómez e José Florentín; Matías Parello, Leonardo Heredia e Luis Miguel Angulo.
A bola rola para Flamengo e Central Córdoba às 21h30 (de Brasília), pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.

O jogo entre Flamengo e Central Córdoba será transmitido pela Globo (TV aberta) e Paramount+ (streaming).
Escalação do Flamengo
Provável escalação: Rossi; Wesley (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Gerson, De La Cruz (Allan) e Arrascaeta (Luiz Araújo); Plata e Juninho. Técnico: Filipe Luís.
Escalação do Central Córdoba
Provável escalação: Aguerre; Moyano, Galván, Rivero e Cufré; Angulo, Iván Gómez, Florentín, Glaby e Perelló; Heredia. Técnico: Omar De Felippe.
Arbitragem de Flamengo x Central Córdoba
- Árbitro: Cristian Garay (CHI)
- Assistentes: Alejandro Molina (CHI) e Claudio Urrutia (CHI)
- 4º árbitro: Jose Cabero (CHI)
- VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
Fonte: CNN Brasil