Dom Leonardo Steiner chegou ao Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes por volta das 9h. Ele é um dos sete cardeais brasileiros com direito a voto no conclave.
O arcebispo de Manaus e cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, embarcou na manhã desta quinta-feira (24) para o Vaticano, onde participará do Conclave — processo que definirá o novo papa. Ele é um dos sete cardeais brasileiros com direito a voto na eleição.
A escolha do sucessor de Francisco acontece após a morte do pontífice, ocorrida na última segunda-feira (21), às 2h35 (horário de Brasília). Francisco faleceu aos 88 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de falência cardíaca. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
Dom Leonardo chegou ao Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes por volta das 9h (horário local). No momento do embarque, estava acompanhado por um assessor, mas não quis falar com a imprensa. Ainda assim, cumprimentou alguns fiéis antes de seguir para a área de embarque.
O cardeal embarcou em um voo com destino a São Paulo, de onde seguirá em outro voo para Roma. Os detalhes da viagem não foram divulgados pela Arquidiocese de Manaus.
No dia da morte do líder da igreja católica, o arcebispo de Manaus conversou com a imprensa e destacou o compromisso do papa Francisco com os mais pobres, sua atenção às periferias e sua postura acolhedora diante dos desafios contemporâneos da Igreja.
“O nosso sentimento primeiro é de gratidão. É claro que sentimos, lamentamos muito, mas o nosso sentimento é de extrema gratidão. O papa Francisco devolveu à igreja fundamentos necessários e por isso somos extremamente gratos por isso”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/D/U/3bUtwvSk20R6wVSEwtNw/captura-de-tela-2025-04-24-101528.png)
Cardeal da Amazônia embarca para o Conclave — Foto: Michel Castro/Rede Amazônica
Fonte g1 AM