Corpo do pontífice fica em exposição para despedidas públicas; funeral será na manhã de sábado (26.abr).

O corpo do papa Francisco foi transferido na manhã desta 4ª feira (23.abr.2025) da sua residência na Casa Santa Marta à Basílica de São Pedro, no Vaticano. Fica em exposição para que os fiéis possam de despedir do pontífice.

O funeral será realizado no sábado (26.abr). Na 3ª feira (22.abr), 1 dia depois da morte de Francisco, o corpo foi levado à capela da Casa Santa Marta, onde viveu durante seus 12 anos à frente do pontificado, para um funeral fechado. Puderam estar no local funcionários do Vaticano e integrantes do clero….

O cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidiu o rito de transladação do corpo à Basílica de São Pedro com um momento de oração. A procissão passou pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos. Já dentro da Basílica, uma liturgia deu início ao velório público.

Assista ao vivo à transmissão realizada pelo vaticano:

Sepultamento do papa Francisco Em uma ruptura com a tradição, o papa Francisco solicitou ser sepultado em um único caixão de madeira revestido de zinco, em vez do tradicional conjunto de 3 caixões. Também será o 1º papa em mais de um século a ser enterrado fora do Vaticano. No final de 2023, o pontífice revelou que já havia “preparado” seu túmulo na Basílica de Santa Maria Maggiore, no bairro Esquilino, em Roma (Itália).

Estas mudanças nos procedimentos funerários refletem a abordagem reformista que caracterizou o pontificado de Francisco, priorizando simplicidade e humildade mesmo em seus ritos finais.

Na 3ª feira (22.abr), o Vaticano confirmou que o enterro de Francisco será no sábado (26.abr). Às 10h locais (5h em Brasília) será celebrada, no átrio da Basílica de São Pedro, a Missa das Exéquias, que marca o 1º dia do Novendiali (novenário), os 9 dias de luto e orações em honra ao pontífice falecido.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que ele e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, irão a Roma nos próximos dias para acompanhar as cerimônias fúnebres. O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), também informou que participará do funeral, junto à primeira-dama, Melania Trump. Leia nesta reportagem quais líderes confirmaram a presença.

Ao final da celebração, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio —as despedidas solenes. Em seguida, o caixão de Francisco será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será realizada a cerimônia de sepultamento….

Fonte Poder360

Compartilhar.

Comments are closed.