E, enfim, a tão aguardada chuva chegou a Manaus! Era para ser um momento de alegria e alívio, mas em várias partes da cidade o que se viu foi caos: ruas alagadas, trânsito paralisado, casas invadidas pela água e… medo. Medo de perder bens, medo de enfrentar prejuízos e até medo do que ainda pode acontecer.
E Agora, a Culpa É de Quem?
Sempre que ocorre uma situação assim, a pergunta que surge é: “De quem é a culpa?” Muita gente corre para culpar a população por jogar lixo nas ruas. “Ah, que povo imundo, que povo seboso.” Mas será que essa visão não é simplista demais, considerando o tamanho do problema que enfrentamos? Alagamentos em avenidas centrais e em áreas onde nem sequer existem igarapés. Será que é justo culpar só o povo?
Lembrando aqui: foram gastos mais de 58 milhões de reais para comprar tampas de bueiro, e, no dia a dia, precisamos desviar dos buracos por onde a água deveria escoar. Quem aqui já teve o amortecedor do carro danificado depois de cair num buraco sem tampa? Quem se lembra do caso de alguém que morreu ao cair num buraco onde deveria haver uma tampa de bueiro e virou estatística? A desculpa da prefeitura? “As tampas foram roubadas.” Mas quantas áreas da cidade sequer receberam essas tampas?
Já pensou em 58 milhões investidos verdadeiramento em infraestrutura para enfrentarmos esses problemas que nos acompanham a anos?
Quando a Prevenção Falha Ano Após Ano
Será que é mesmo impossível se antecipar aos problemas que acontecem TODO ANO? Sabemos que, no período de chuvas, as enchentes virão. Mesmo assim, as mesmas desculpas se repetem. Parece que, para quem governa, o que importa é jogar o problema no colo da população e deixar que o povo se engalfinhe, em vez de focar nas soluções reais. Utilizam-se do que considero o terror da “Democracia”: as torcidas, que se enfrentam como bichos selvagens para defender seu político de estimação.
Para quem mora em áreas de risco, o medo é ainda maior. Toda vez que o céu começa a escurecer, o desespero toma conta, o caos se instala, e as noites se tornam em claro – com lembranças de promessas não cumpridas.
Todo ano, a história se repete. Os alagamentos, os prejuízos, as notícias nos jornais, as imagens compartilhadas… mas depois, nada muda. Para quem perdeu tudo, fica o prejuízo e a única opção que resta: recomeçar.
Depois da Pior Seca, o Desafio da Cheia
Este ano, depois da pior seca já vista e vivida pelo nosso povo, pensamos que a chuva traria um pouco de paz. Mas a realidade é outra: sofremos na seca, sofremos na cheia, no sol, na chuva… E a pergunta que não quer calar é: quem não sofre? Não sofrem aqueles que escolhemos democraticamente para cuidar desses problemas. Irônico, não?
Uma Reflexão Necessária
A grande pergunta é: QUEM não SOFRE? Sim, eles… as pessoas que nós, que SOFREMOS, escolhemos para cuidar da gente. Irônico, não?
Então, pare e pense: de quem é a culpa? Tem culpados? Tem solução?
Mais uma vez, vamos na contramão, e, ao invés de escolhermos um lado, vamos REFLETIR – mas refletir de verdade!
Se você leu até aqui, acredite: você já está na contramão desse mundo que quer que a gente leia menos, pense menos, se informe menos.
Seguimos.
Com amor, Lomittas.
Respostas de 22
Vc sempre sensata mas direta. Vc é muito necessária. Parabéns minha querida.
Excelente leitura precisamos refletir sobre essas questões que são anuais em nossa cidade …
Triste realidade vivida por muitos, e mais triste ainda é ter a certeza que nada será resolvido enquanto tivermos governantes preocupados somente no bem estar deles próprios, triste, mas é a nossa realidade. Infelizmente, infelizmente mesmo.
Parabéns pelo texto, só verdades 👏🏻💕
É verdade, em ano de campanha, a luta é de todos, os políticos vendem essa imagem de que sua dor é a minha também, mas quando tudo passa, restam os problemas e estes que defendem seus políticos com unhas e dentes, estão em sua luta solitária e ainda dizem: Meu prefeito! Tão bom que até manda chover!
Rsrsrs
Café com Lomittas , sempre coerente e deixando suas reflexões . Parabéns 👏
Uma grande verdade, eles jogam no colo da população e o povo que se vire revoltante demais porém o bom samaritano foi reeleito com o voto da maioria do povo então esperar o que né. Vergonhoso uma cidade gigante dessa com 0 em infraestrutura.
Parabéns, vc é foda!!
Infelizmente a realidade é triste, mas a culpa não é somente das autoridades, a nossa população também tem uma parcela de culpa nisso, jogam os lixos de forma errada e ainda por cima ainda roubam as tampas dos bueiros que serve como prevenção para eles mesmo, mas além de colocar a sua vida em risco, ainda coloca a da população, infelizmente essa é a realidade!
Infelizmente a culpa também é do povo junto com órgão responsável…..
Verdade , devemos refletir ✨🤙🏼
Necessária!
Obrigada por me fazer crer que não estou louca de pensar na contramão desse povo.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O maior problema é que as pessoas não fazem o mínimo para entender sobre política, e acha que política é político são a mesma coisa.
Infelizmente tiraram cedo demais a matéria de OSPB (Organização, Social e Política Brasileira) aos escolas.
Hoje o que vemos são pessoas sofrendo por falta de sabedoria, de conhecimento.
Palmares continue com esse trabalho belíssimo de passar conhecimento aos demais.
Paloma ******
Não sei pq saiu Palmares rsrsrsr
Oi Lomittas!
Total verdade a abordagem do tema.
+ ações praticas de nossos representantes políticos.
Você é foda tudo certo
Cada palavra cada frase
Ironicamente quem não sofre são apenas eles, os escolhidos democraticamente pelo povo que sofre não importa qual seja a época do ano.
Aqui estou mais uma vez! Parabéns Lomitas pela iniciativa, pela força e pela coragem.
Necessária!!!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼Deus abençoe sempre 🙌🏼 você é maravilhosa
Necessária e sempre cirúrgica, estou acompanhando a cada nova postagem no blog.