
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informou que as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual em Manaus funcionarão normalmente durante o ponto facultativo desta sexta-feira (26), além do fim de semana do Festival de Parintins.
Entre as unidades em funcionamento estão prontos-socorros adultos e infantis, SPAs, UPAs, maternidades e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), todos operando em regime de plantão 24 horas. No interior do estado, os hospitais dos 61 municípios também seguirão atendendo normalmente.
Segundo a SES-AM, a rede está preparada para garantir assistência à população durante todo o período, com equipes mobilizadas para atender casos de urgência e emergência. Os atendimentos seguem o protocolo de classificação de risco, priorizando pacientes em estado mais grave.
Atendimentos agendados retornam na segunda-feira
Consultas, exames e atendimentos ambulatoriais realizados em policlínicas, Caics e Caimis estarão suspensos durante o ponto facultativo e serão retomados na próxima segunda-feira (29).
A Fundação de Medicina Tropical (FMT-HVD), o Hemoam, a Fundação Cecon e outras unidades especializadas manterão apenas os serviços essenciais e de urgência, enquanto procedimentos eletivos e atendimentos administrativos serão retomados após o fim de semana.
A população também poderá utilizar o aplicativo Saúde AM Digital para consultas online com clínico geral 24 horas em casos de menor gravidade, evitando deslocamentos desnecessários às unidades de saúde.

