O projeto de lei já está em tramitação na Casa e deve passar pelas comissões técnicas antes de seguir ao plenário

O vereador Gilmar Nascimento (Avante) comentou sobre o Projeto de Lei 430/2024 que cria uma política de segurança voltada para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas em áreas com alto índice de criminalidade na capital.

Batizada de ‘UBS Segura’, a proposta foi detalhada nesta quarta-feira (14/5) durante entrevista na Câmara Municipal de Manaus. O objetivo é garantir acompanhamento das forças de segurança pública nas unidades mais vulneráveis, especialmente à noite.

“Tem UBS que funciona com horário estendido e, por isso, fica mais exposta. O que queremos é que essas unidades, nas áreas de maior risco, tenham plantão de acompanhamento por parte da Secretaria de Segurança e Defesa Social”, explicou o vereador.

Atendimento sob risco

Segundo Gilmar, a proposta surge após relatos frequentes de agressões dentro das próprias unidades tanto contra pacientes quanto contra servidores da saúde.

“A gente sabe que Manaus tem áreas com níveis altíssimos de violência. E esses fatos chegam até nós pelos veículos de comunicação e também diretamente pelos profissionais que trabalham nas UBS. O projeto nasce para proteger quem está trabalhando e quem está buscando atendimento”, disse.

A ideia é que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social atue em parceria com a Secretaria de Saúde para definir os pontos críticos e montar uma escala de apoio permanente ou por demanda.

Avanço e debate

O projeto de lei já está em tramitação na Casa e deve passar pelas comissões técnicas antes de seguir ao plenário.

A proposta tem apoio inicial de parlamentares da base e pode ganhar reforço com a discussão de protocolos de emergência em UBS de áreas como Jorge Teixeira, Cidade de Deus, Zumbi e Redenção, onde casos de violência já foram registrados.

Com informações Onda Digital

Share.

Comments are closed.