Indicação à Prefeitura de Manaus foi protocolada na última semana pela vereadora

Thaysa Lippy pede ampliação de horário especial para servidoras com filhos com deficiência

A vereadora Thaysa Lippy (PRD) apresentou uma Indicação (nº 204/2025) ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), solicitando a ampliação do direito ao horário especial para servidores públicos que sejam pais ou responsáveis por filhos com deficiência. A proposta, protocolada na Câmara Municipal de Manaus no dia 29 de abril, busca incluir servidoras regidas pelo Regime Jurídico Administrativo (RDA), com destaque para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Hoje, a legislação municipal concede esse direito apenas a servidores estatutários de regime específico, o que acaba excluindo profissionais fundamentais do SUS, como as ACS e ACE, mesmo que exerçam funções essenciais.

“É urgente que o município amplie sua legislação para garantir que todas as servidoras e servidores com filhos com deficiência, independentemente do regime jurídico ou função, tenham acesso ao horário especial sem prejuízo salarial, em respeito à igualdade e aos direitos fundamentais”, defende Thaysa.

Segundo a vereadora, embora ACS e ACE estejam vinculadas a uma legislação própria, ambas categorias estão submetidas ao Regime Jurídico Administrativo e, portanto, não devem ser tratadas de forma desigual em relação aos demais servidores públicos municipais.


Com informações Dicom

Share.

Comments are closed.