Convidada do Onda Digital, delegada Débora Mafra falou sobre tipos de violência que mulheres sofrem nas mãos de abusadores

A delegada Débora Mafra, Ouvidora Adjunta da Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus, que também já foi titular da delegacia da mulher, foi convidada desta terça (15/4) do programa Onda Popular, e falou sobre a violência contra a mulher, um problema infelizmente ainda muito grave no Amazonas.

Ela disse:

“Muitas vezes, a mulher vítima de violência experimentou esse modo de vida na casa dos pais, e depois quando tem sua própria casa, acha que é normal e inerente ao casamento sofrer abuso. Essa infelizmente é a nossa educação. Muitas mulheres acham que é normal ser xingada, empurrada no meio da rua ou até apanhar. É isso que temos que desconstruir”.

Ela continuou:

“Temos 5 tipos de violência. A moral, marcada por xingamentos, difamação, calúnias. São só palavras, mas já é violência. Depois vem a psicológica, marcada por ameaças, perseguições, chantagens. Tudo isso maltrata a vítima. Depois, podemos falar em violência patrimonial. O homem faz você, mulher, comprar uma moto pra ele, pegar empréstimos, ou ele quebra suas coisas.

Tem a violência sexual, quando a mulher diz ‘não’ e o que passa disso sobre o corpo da vítima é crime. E a física, que é a que a mulher mais entende que sofreu, porque deixa marcas no corpo e na alma”.

Fonte: Onda Digital

Compartilhar.

Comments are closed.