A instalação da CPI pode trazer novos esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos públicos e eventuais irregularidades no processo

(Foto: Assessorias de Comunicação do vereadores).
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) protagonizaram discussões, durante o pequeno expediente em sessão plenária desta segunda-feira, 7/4. O clima de tensão tomou conta do plenário após o pedido de abertura de uma CPI para investigar os empréstimos feitos pelo prefeito David Almeida (Avante).
À ocasião, Rodrigo Guedes (PP) alegou que o pedido de abertura da ‘CPI dos Empréstimos’ está quase alcançando o número de assinaturas que precisa. Até o momento, faltam 4 assinaturas. A CPI pretende investigar onde o dinheiro dos empréstimos feitos pelo prefeito David Almeida foi aplicado.
Neste foco, o líder do prefeito na casa legislativa, Eduardo Alfaia (Avante), criticou o pedido da CPI. Em resposta, Guedes repudiou a fala e alegou que é ‘muita irresponsabilidade’ do vereador.
Incluindo na discussão, o vereador Gilmar Nascimento (Avante) citou que o regimento interno da CMM prevê que o parlamentar não pode se dirigir a outro vereador de forma injuriosa e solicitou à Mesa Diretora que não dê permissão para ‘réplica e nem tréplica’.
O vereador Jander Lobato (PSD), que presidia a sessão, negou o pedido de questão de ordem feito pelo vereador Rodrigo Guedes e afirmou que os vereadores precisariam votar os projetos pautados na Ordem do Dia. O parlamentar contestou a decisão do presidente da sessão alegando que foi citado nominalmente, mas não foi acatado.
Assinaturas para a CPI
Até o momento, manifestaram apoio à CPI:
- Rodrigo Guedes (PP) – autor da proposta
- Capitão Carpê (PL)
- Coronel Rosses (PL)
- Rodrigo Sá (PP)
- Sargento Salazar (PL)
- Zé Ricardo (PT)
- Raiff Matos (PL)
- Diego Afonso (UB)
- Thaysa Lippy (PRD)
Para ser instaurada, o pedido da CPI deve receber, no mínimo, 13 assinaturas. A instalação da CPI pode trazer novos esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos públicos e eventuais irregularidades no processo.
Existem informações, confirmadas pelo vereador Diego Afonso, que a bancada do União Brasil, na casa legislativa foi direcionada a assinar o pedido de CPI. Porém, a orientação, conforme o parlamentar vai ser analisada por cada um.
“A orientação do União Brasil para que sigam. Agora, cada vereador sabe o que é melhor para o seu mandato e acredita no segmento que ele representa”, pontuou o parlamentar.
Resumos dos discursos
Aldenor Lima (UB) abriu o pequeno expediente, falando sobre a importância do incentivo da adoção de animais. Além de comentar sobre um projeto de lei de autoria própria que pretende disponibilizar um medicamento humano para fins veterinários, uma vez que o custo é menor.
Raiff Matos (PL) usou o tempo para fazer uma homenagem aos profissionais jornalistas, pelo Dia do Jornalista, celebrado nesta segunda-feira (7/4).
Eduardo Assis (Avante) comentou sobre a segurança pública e questionou sobre as ações do Governo do Amazonas para buscar melhorias.